Da minha janela...meu olhar!

19 de junho de 2011

A união faz a força!

Será que o mundo é complicado ou são as pessoas que estão se complicando?

Vejamos no ambiente de trabalho, todas as empresas normalmente pregam, exigem, cobram um bom relacionamento entre seus funcionários.


É impressionante o que a gente observa, embora seja feito todo um esforço por parte de chefes, gerentes, diretores e tudo mais,  raramente se consegue um resultado  positivo em se tratando da união entre seus fumcionários.


Quando a remuneração do pessoal é feita por comissões a coisa se complica ainda mais, mesmo não existindo a competição financeira, sempre tem algo para provocar desentendimentos entre as pessoas, seja por amizades, por liderança,ciúmes, enfim qualquer motivo é motivo para uma verdadeira guerra, a tão famosa guerra das vaidades.


É importante que todas as pessoas que compõem uma equipe compreendam que todos devem querer atingir os mesmos objetivos e que para que isso aconteça todos devem "puxar a corda para o mesmo lado evitando que a empresa fique emperrada.


Particularmente penso que cabe aos chefes, gerentes ou seja ás pessoas de comando esse monitoramento para que a empresa não se torne refém de pessoas que não estão sendo profissionais e que podem levar a empresa a ter problemas sérios inclusive na contratação de funcionários novos.


Cabe verificar quem é ou quem são os funcionários que estão minando a harmonia da empresa, .è preciso identificar essa ou essas pessoas e eliminá-las da equipe para que possa preservar os funcionários que realmente queiram trabalhar dentro de um ambiente harmonioso e saudável.


Muitas vezes acontece de, ao identificar o funcionário "problema"o chefe se surprender em saber que é exatamente aquele funcionário que mais rende, o mais simpático, o que mais se apresenta para auxilia-lo, enfim é justamente aquele funcionário que mais parece interessado.E agora? O que fazer?Como agir?

Fazer vista grossa?Nunca.Nessa situação acredito que a medida mais correta por parte do chefe é fazer uma tentativa de conversar, aconselhar, ouvir o que o funcionário tem a dizer sobre seu comportamento.Se depois de uma tentativa não houver uma resposta positiva por parte do funcionário, ou seja se não houver uma mudança em seu comportamento, o chefe deve dispensá-lo, para não colocar em risco a manutenção de toda a sua equipe e poder ter a liberdade de agir e dar continuidade a seu trabalho.Como diz aquele velho ditado;

"Uma fruta podre no cesto estraga todas as outras!"

Uma das funções de quem exerce cargos de liderança é manter sua equipe unida, onde há desunião dificilmente  haverá  sucesso.




     "A união faz a força"




Rose Oliveira

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"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
Fernando Pessoa