Será que o mundo é complicado ou são as pessoas que estão se complicando?
Vejamos no ambiente de trabalho, todas as empresas normalmente pregam, exigem, cobram um bom relacionamento entre seus funcionários.
É impressionante o que a gente observa, embora seja feito todo um esforço por parte de chefes, gerentes, diretores e tudo mais, raramente se consegue um resultado positivo em se tratando da união entre seus fumcionários.
Quando a remuneração do pessoal é feita por comissões a coisa se complica ainda mais, mesmo não existindo a competição financeira, sempre tem algo para provocar desentendimentos entre as pessoas, seja por amizades, por liderança,ciúmes, enfim qualquer motivo é motivo para uma verdadeira guerra, a tão famosa guerra das vaidades.
É importante que todas as pessoas que compõem uma equipe compreendam que todos devem querer atingir os mesmos objetivos e que para que isso aconteça todos devem "puxar a corda para o mesmo lado evitando que a empresa fique emperrada.
Particularmente penso que cabe aos chefes, gerentes ou seja ás pessoas de comando esse monitoramento para que a empresa não se torne refém de pessoas que não estão sendo profissionais e que podem levar a empresa a ter problemas sérios inclusive na contratação de funcionários novos.
Cabe verificar quem é ou quem são os funcionários que estão minando a harmonia da empresa, .è preciso identificar essa ou essas pessoas e eliminá-las da equipe para que possa preservar os funcionários que realmente queiram trabalhar dentro de um ambiente harmonioso e saudável.
Muitas vezes acontece de, ao identificar o funcionário "problema"o chefe se surprender em saber que é exatamente aquele funcionário que mais rende, o mais simpático, o que mais se apresenta para auxilia-lo, enfim é justamente aquele funcionário que mais parece interessado.E agora? O que fazer?Como agir?
Fazer vista grossa?Nunca.Nessa situação acredito que a medida mais correta por parte do chefe é fazer uma tentativa de conversar, aconselhar, ouvir o que o funcionário tem a dizer sobre seu comportamento.Se depois de uma tentativa não houver uma resposta positiva por parte do funcionário, ou seja se não houver uma mudança em seu comportamento, o chefe deve dispensá-lo, para não colocar em risco a manutenção de toda a sua equipe e poder ter a liberdade de agir e dar continuidade a seu trabalho.Como diz aquele velho ditado;
"Uma fruta podre no cesto estraga todas as outras!"
Uma das funções de quem exerce cargos de liderança é manter sua equipe unida, onde há desunião dificilmente haverá sucesso.
"A união faz a força" |
Rose Oliveira
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