Da minha janela...meu olhar!

29 de maio de 2011

E a venda, o que é?

A arte de vender!
Há quem diga que venda é simplesmente uma troca, produto por dinheiro.
Há quem diga que venda é sorte.
Há quem ache vender um prazer.
Há quem pense que vender é fácil.
Há quem sabe que vender é uma necessidade.
Há quem aja como se a venda fosse uma batalha .
Há quem acredite  que vender é difícil.
Há quem se iluda e se ache vendedor.
Há até quem fale que venda não é venda, é compra.,
E finalmente, há quem sente que vender é uma arte!

  Cada um tem a sua maneira de ver, sentir, pensar, agir, entender algo. Eu, de tudo que está relacionado acima não concordo apenas com quem diz ou PENSE que venda é sorte.
Jamais acreditarei nisso, pois se assim fosse a loja que trabalho a quase 40 anos e que existe a mais de 50 não estaria funcionando até os dias de hoje e, modéstia à parte, com muito sucesso.

  A venda é o que o vendedor quiser que seja; fácil, difícil, um prazer, uma necessidade, uma batalha, uma troca, um desafio, uma compra enfim, é tudo menos sorte.
É inadmissível um vendedor que fique em pé na porta de uma loja pensando ou até mesmo falando.."Ah tomara que hoje seja meu dia de sorte!"
 Qualquer profissional de venda ou até de outra área deve sim exercitar o pensamento positivo e coerente de ; "...quero hoje aproveitar todas as oportunidades que me forem dadas"!

   Cada cliente que entra na loja deve ser visto como uma nova oportunidade que o vendedor está tendo de mudar o seu dia, o seu mês, a sua história, e sobretudo, sua vida!
  A vida é feita de oportunidades, alguns sabem como aproveitá-las, já outros não conseguem nem enxergá-las. Esses quando acordam, é tarde demais, o tempo passou, e com ele várias chances se perderam, chances perdidas não voltam mais. Portanto o funcionário que joga a culpa de seu fracasso na sorte ou na falta dela, nunca chegará a ser um profissional de verdade pois estará sempre dependendo de um fator irreal, de uma situação abstrata que foge de seu controle ou de sua vontade.

  Quando uma empresa contrata um vendedor, nas entrevistas que antecedem as contratações  dificilmente existirá a pergunta ; "Você tem sorte?"
Acredito que aquele que é "sortudo" não precise trabalhar, basta jogar R$2,00 na loteria e se tornar um milionário.

  Ao contratar alguém busca-se um profissional capacitado com a consciência de que vender é para quem gosta e aceita desafios e que, ser vendedor é ser um artista. Porque vender é uma arte e a arte tem seus segredos, seus encantos, suas dificuldades, sua beleza etc...cabe ao artista ser criativo, sensível e perseverante e ao vendedor também.
 Não existe venda bem feita, fundamentada e com futuro  promissor, sem criatividade.
Acredito que a venda é sem dúvida alguma consequência de um grande e ardoroso trabalho.
A venda é uma batalha sim, mas também pode ser uma conquista diária.

  O vendedor que trabalhar o conhecimento do produto que comercializa, que exercitar o seu poder de persuasão e que pesquisar as necessidades do cliente já estará bem próximo de ser um vendedor de sucesso. Para crescer mais e se tornar um vendedor profissional competente é preciso que entenda  o que a empresa espera dele,  aliar a tudo isso simpatia, atitude, carisma, simplicidade e humildade. Este vendedor com certeza não precisará de sorte pois já será um profissional pronto para encarar qualquer situação que se apresentar.

Será um profissional determinado e consciente de que as oportunidades não podem passar, devem ser encaradas como portas e janelas abertas para o seu crescimento tanto pessoal quanto profissional. A empresa sim, é que terá que ter muita "Sorte" e competência para encontrar e reconhecer esse profissional.

Boas vendas!

Por Rose Oliveira.


4 comentários:

"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
Fernando Pessoa